Saúde Mental importa sim!

Saúde Mental importa sim!
No mês da Campanha Janeiro Branco (Campanha sobre a conscientização sobre os transtornos mentais), é importante falar sobre a Psicofobia (preconceito sobre os transtornos mentais).

Pensando nisso, vamos falar sobre um distúrbio emocional que tem nos levado a uma grande reflexão, especialmente quem trabalha com gestão de emoções, como eu!

Então vamos lá! Você sabe o que é burnout?
O International Stress Management Association (ISMA) em uma pesquisa realizada em 2020, constatou que cerca de 30% dos profissionais relataram sofrer de estresse e cansaço extremos relacionados ao trabalho.

Entre os sinais da síndrome de Burnout, estão: cansaço, baixa autoestima, insônia, apatia, ruminação de pensamentos, dificuldade de concentração, ansiedade, hiperatividade motora, sentimentos de negatividade, falta de ar, pressão no peito, fadiga, alergias, doenças gastrointestinais, insegurança mesmo em tarefas que domina, dentre outros. E você, sente alguns destes efeitos?

Burnout, agora doença do trabalho, consta no (CID 11).
A inclusão de Burnout no CID (código internacional de doenças) é um avanço importante, e torna cada vez mais importante que o ambiente organizacional se preocupe com a saúde mental de seus colaboradores, uma cultura que precisa ser implementada nas empresas.

Ações trabalhistas podem aumentar em processos relacionados ao Burnout, que passa a ser responsabilidade não só do empregado mas também do empregador.
A psicoterapia é um grande aliado ao tratamento é fundamental para que a pessoa resgate sua saúde mental. O psicólogo tem um papel fundamental no tratamento para Síndrome de Burnout, pois o profissional ajuda o paciente a encontrar estratégias para lidar e combater o estresse excessivo, trabalhando os gatilhos mentais e ressignificando os conceitos e valores da pessoa.
Além disto é claro que outros fatores ajudam: atividade física regular, exercícios e respiração e alimentação saudável, além de um tempo para um hobby e atividades com amigos e familiares.

Um fator fundamental para este ajuste seria o ambiente estressor, no caso o trabalho, ser modificado, oferecendo um clima organizacional mais positivo, mas isto ainda terá um grande caminho, sabemos!
Tenho um Podcast sobre a Campanha do Janeiro Branco e Burnout no meu canal do Spotify, e convido a todos a ouvirem e compartilharem com seus contatos: Janeiro Branco (Nazareth Ribeiro): https://lnkd.in/dK3eftQ3

Estes dados impactam na qualidade de vida e bem estar das pessoas portadoras de Burnout e obviamente nos gastos com a saúde! Nós que trabalhamos com gestão não podemos ficar omissos a isto!
Me conta aí: esta informação fez diferença para você? Se você gostou, favor deixar o seu comentário! E se for compartilhar a informação favor me marcar!
Agradeço desde já!

Vou falar sobre o assunto no Rio Innovation Week (RIW), espero você lá!
#RIW2022 #RioInnovationWeek
https://lnkd.in/dNU4wnTa

Deixe um Comentário