Skip to content

(21) 2178-2211 ou (21) 3875-6767

Siga-me nas mídias sociais!

logo1

Psicóloga C.R.P: 18558/05

(21) 2178-2211 ou (21) 3875-6767

logo1

Psicóloga C.R.P: 18558/05

Saber não basta, é preciso realizar

A essência do mentoring está no trabalho com metas, objetivos, e desenvolvimento de competências para conquistá-las. Além de focar na transformação e evolução pessoal, em todas as áreas de sua vida.

O Mentoring transmite uma ideia de levar, transportar, no sentido de treinar, de apoiar pessoas a estabelecerem seus projetos, a se dedicarem mais em suas atividades e a terem entusiasmo no cumprimento de suas tarefas, para assim alcançar seus objetivos.

Trata-se de uma abordagem individual onde o próprio cliente encontra suas soluções estratégicas, partindo da utilização do máximo de seu potencial criativo, e ter condição de replicar estas técnicas junto à sua equipe de trabalho e em seu meio social.

O objetivo do processo de mentoring é um planejamento de orientação, diálogo, reforço, motivação e apoio, que busca no indivíduo uma melhoria do seu aprendizado, com a estimulação do seu potencial, que muitas vezes o próprio cliente desconhece. Trabalha a auto-motivação, objetivando reflexos positivos no desempenho pessoal e profissional, conseqüentemente na qualidade de vida.

Saber não basta, devemos aplicar.
Desejar não basta, devemos fazer.
Goethe

O projeto é traçado pelo mentor e acordado pelo cliente. Este processo acontece em parceria e aprendizado entre ambas as partes. É preciso comprometimento do cliente com as tarefas propostas para que o resultado ocorra. Traçar um plano de ação sem colocá-lo em prática não o levará ao resultado algum.

Parte-se do pressuposto que quem busca participar de um processo de mentoring sabe de ante mão que terá metas a cumprir durante estes trabalho e que caberá a ele executá-las, caso contrário não terá êxito.

Esta é uma abordagem de desenvolvimento profissional e pessoal,  que tem como objetivo auxiliar pessoas, seja qual for sua área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais.

Além de um autoconhecimento, é a busca por um objetivo, por uma mudança, em fazer a mente trabalhar em razão deste objetivo, desta mudança, deste projeto, sendo o mentor apenas um instrumento facilitador em sua busca por respostas, decisões e soluções.

É preciso elaborar um planejamento estratégico e este é um dos papéis do Mentor: Ajudar seu cliente a elaborar um plano de ação, com seus projetos, metas e estratégias, com o objetivo final de execução e conclusão das atividades propostas, ou se for o caso fazer uma revisão no projeto inicial. Antes de tudo, é preciso descobrir o que se quer de verdade e saber se realmente há relevância neste projeto.

É importante criar um projeto e concretizá-lo em termos de estratégias para que seus desejos sejam alcançados. Quando os objetivos ficam apenas no pensamento é muito mais difícil colocá-los em prática. Ao contrário, se a pessoa pensa, escreve, estabelece metas, as ordena em termos de prioridades, cria estratégias, determina prazos e utiliza recursos práticos e objetivos para desenvolvê-los ela está otimizando seu processo de execução e conclusão do plano estabelecido e facilitando o resultado com sucesso.

O Mentoring não tem como objetivo trabalhar conflitos emocionais. Contudo, não podemos desconsiderar que em certos momentos estes conteúdos aparecem durante as sessões e muitas vezes estes são o motivo de certas dificuldades experienciadas pelo cliente no ambiente de trabalho e até mesmo em seus relacionamentos interpessoais.

Sendo assim, o profissional que está exercendo o papel de mentor pode encaminhar seu cliente para uma psicoterapia ou até mesmo se for este um psicoterapeuta experiente, poderá reformular seu contrato de trabalho com este cliente e direcionar o atendimento para esta demanda, fazendo um link entres os dois processos.

Tendo como base o desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o mentor atua como um “olho externo”, apoiando seu cliente em seu auto-conhecimento, através de um ângulo novo de visão. Durante este processo o mentor será capaz de perceber nuances que o próprio cliente talvez não perceba e assim ajudá-lo em direção ao processo de mudança onde se fizer necessário.

O Mentoring não é útil só para executivos e profissionais que já atingiram certo patamar em suas carreiras. Ao contrário, é uma atividade especializada que ajuda profissionais a atingirem suas metas. É um trabalho que envolve uma profunda reflexão sobre tudo o que é importante na vida. Sendo assim, quando esta reflexão é feita no início da vida profissional, pode representar uma atitude preventiva a favor de uma carreira feliz e realizada no futuro.

Em caso de reprodução favor mencionar autor e fonte.

Nazareth Ribeiro
Psicoterapeuta Psicossomaticista Especialista em Clínica e Educação.
Doutora pela ESC Rennes (França).
Mentora  de Carreira.
Professora dos MBAs da FGV.

Deixe um Comentário