Psicoterapia online – Postura do Psicólogo

IMG_8574

🗣 Qual o lugar de fala e escuta do Psicólogo neste momento de atendimento online? De se posicionar no ecossistema digital, com respeito, ética e empatia pelo outro?
.
Fico pensando em como nosso papel é importante neste momento de dor generalizada, de perdas e incertezas durante uma Pandemia mundial!
.
É preciso visão e muito preparo para acolher a fala do outro, para saber a hora se ouvir e a hora de intervir!
.
Nosso lugar de fala não é expor o outro, e sim acolher sua fala, sua dor, seja quem for!
.
É importante esclarecer e alertar que o conteúdo e os dados do paciente precisam ser resguardados, seguindo os preceitos da LGPD (lei geral de proteção dos dados) e do código de ética vigente de cada profissional de Saúde, no nosso caso do CFP (Conselho Federal de Psicologia). Onde o fato do atendimento psicológico ser no ambiente online não muda absolutamente em nada a responsabilidade do profissional que está prestando o atendimento, ele tem os mesmos compromissos que ele tem no atendimento presencial! E ainda precisa ter manejo técnico para fazer um bom rapport e engajar o paciente no processo!
.
É um momento muito específico este em que estamos vivendo, e a adaptação e aceleração digital veio como decisão ágil para solucionar um grande problema, onde o ambiente do setting terapêutico mudou, mas o manejo clinico, a postura e conduta ética devem ser preservados!
.
Meu alerta é que quem deseja fazer um processo de Psicoterapia busque um profissional habilitado e experiente, e se você for um psicólogo (a) use o espaço online como ferramenta para continuar entregando o seu trabalho seguindo todos os compromissos que nós temos com os nossos pacientes, e até mesmo com quem não é nosso paciente!
.

Espero ter ajudado de alguma forma com este post, e se você gostou eu gostaria de saber a sua opinião!
Obrigada por seu tempo e atenção!
#psicoterapia #setting #atendimento #webcounsellimg #healthcare #carreira #dicadanazareth

Deixe um Comentário