(21) 2178-2211 ou (21) 3875-6767

Siga-me nas mídias sociais!

logo1

Psicóloga C.R.P: 18558/05

(21) 2178-2211 ou (21) 3875-6767

logo1

Psicóloga C.R.P: 18558/05

Psicoterapia e Mentoring

A psicoterapia é um recurso utilizado para melhor lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano possa assumir, tais como transtornos psicopatológicos, conflitos, crises pessoais e profissionais, distúrbios psicossomáticos, etc. É um espaço favorável ao crescimento pessoal de transformação de padrões estereotipados pré-estabelecidos de funcionamento. Desde que esta seja a escolha do cliente, é claro.

A Psicoterapia oferece a oportunidade de consciência e posteriormente do processo de mudança dos padrões de vínculo estabelecido pelo cliente com suas escolhas atuais, sendo ele responsável por estas escolhas e pelas novas que poderá estabelecer.

Os pensamentos do indivíduo, sobre si e sobre o mundo interferem diretamente em suas emoções, em suas ações. O psicoterapeuta precisa ter uma visão integrada do homem, considerando suas dimensões orgânicas, psíquicas e sociais, fatores em constante interação para a produção da existência humana, e durante o processo terapêutico com cada cliente, perceber o vínculo que cada um estabelece com estes fatores. Os problemas vinculares podem ser fonte de incontáveis sofrimentos psicossomáticos. Esta pode ser a alavanca inicial para favorecer o processo de mudança de seu cliente.

Já o Mentoring tem o sentido de treinar, de incentivar, de apoiar pessoas a se dedicarem e a terem entusiasmo no cumprimento de seus objetivos atuais e projetos futuros. A essência do Mentoring está no trabalho com metas, estratégias e desenvolvimento de competências, direcionados para a conquista de objetivos. Foca na transformação e na evolução pessoal, em todas as áreas de sua vida.

O Mentoring não tem a proposta de trabalhar conteúdos emocionais, porém, se o psicoterapeuta for habilidoso e souber fazer um link da Psicoterapia com o Mentoring, propondo objetivos e estabelecendo estratégias sem se afastar dos objetivos da psicoterapia, ao contrário, trabalhando não só os conteúdos emocionais, porém de forma mais interativa e objetiva a que os tempos modernos exigem.

Naturalmente esta linha de trabalho é proposta ao cliente, que fará a escolha por participar ou não deste processo neste moldes. Esta escolha certamente resultará em melhores resultados não só nas inseguranças e sintomas deste cliente como também em suas funções executivas, e como consequência aumento de sua auto-estima, independência, organização e dedicação, fatores tão importantes para a realização holística do ser humano.

Em caso de reprodução favor mencionar autor e fonte.

Profa. Dra. Nazareth Ribeiro
Psicoterapeuta Psicossomaticista Especialista em Clínica e Educação (Título conferido pelo CFP).
Doutorado em ESC Rennes (França).
Mentoring de Carreira.
Professora dos MBAs da FGV.

Deixe um Comentário