Skip to content

(21) 2178-2211 ou (21) 3875-6767

Siga-me nas mídias sociais!

logo1

Psicóloga C.R.P: 18558/05

(21) 2178-2211 ou (21) 3875-6767

logo1

Psicóloga C.R.P: 18558/05

O que mais influência um portador de TDAH na hora da escolha profissional?

O que mais influência um portador de TDAH na hora da escolha profissional?

A escolha profissional é uma das escolhas mais importantes que alguém precisa fazer ao longo de sua vida. Não é uma tarefa fácil e pode trazer muitas incertezas, é uma escolha que não se deve delegar a outrem. O fato é que muitos fatores podem influenciar e até impedir que este processo ocorra naturalmente.

Características pessoais, preconceitos, situação sócio-econômica, família, mídia, hobby, status, são alguns dos fatores geralmente considerados na hora desta decisão e que podem interferir de forma positiva ou negativa no resultado.

Porém, para o portador de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) alguns outros fatores podem ser determinantes para se fazer esta escolha, ou fazê-la seguindo parâmetros errôneos, ou ainda, escolher não escolher.

O portador de TDAH vivência tantas incertezas ao longo de sua vida devido aos sintomas de impulsividade, desatenção e inquietude, além de sua constante alteração de humor, insegurança e frustrações devido a projetos não concluídos, isto torna qualquer escolha ainda mais difícil. Além disto, executar tarefas do dia a dia é geralmente mais puxado e menos gratificante do que para uma pessoa não TDAH.

Em pesquisa realizada por esta autora sobre este tema, via internet, através de uma comunidade do Orkut cujo nome é TDAH em grupo, comunidade esta criada pela mesma, o resultado foi 29% dos votos para duvida entre várias opções e 30% para insegurança, como os fatores que mais influenciam um TDAH na hora da escolha profissional. Outros fatores como pressão familiar, vocação, mercado de trabalho, concorrência no Vestibular e falta de informação sobre as profissões dividiram o percentual restante.

Algumas escolhas têm peso e investimento menor e por isto pode-se voltar atrás com mais facilidade, caso se tenha feito a escolha errada, no entanto, quando se pensa em Escolha Profissional tem-se a ideia de que não se pode errar, que um tempo relativamente longo de sua vida será disponibilizado em direção à formação acadêmica, que a frustração será ainda maior se tiver que desistir no meio do curso, que esta poderá ser mais uma dentre outras tantas desistências ou pior, continuar o curso sem estar satisfeito, justamente para não ter que assumir interromper, o que poderá considerar mais um dentre tantos outros erros e enganos em sua vida.

Espera-se ainda que a atividade a ser desenvolvida profissionalmente seja prazerosa (além de tantos outros retornos esperados) para gratificar e justificar o fato de se dispor de tanto tempo da vida trabalhando, então, não é uma escolha qualquer, não uma escolha que se espera ter que voltar atrás, toda esta cobrança torna esta escolha ainda mais pesada e difícil.

Para um TDAH, motivação é sempre muito importante para o desenvolvimento e conclusão de qualquer tarefa. Ele precisa ter prazer no que faz, precisa estar estimulado, caso contrário a dificuldade em continuar será ainda maior e qualquer obstáculo que encontrar poderá servir de motivo para interromper seu projeto. Ao contrário, se ele escolhe a profissão certa e sente que a desempenha bem, se sente-se seguro e não um impostor, alguém que está adequado na posição que ocupa, sua auto-estima aumenta, podendo ser um profissional competente em sua área e até superar algumas dificuldades próprias de ser um TDAH (é claro que não está sendo mencionando aqui a importância do tratamento).

O resultado de uma escolha profissional acertada é que um aluno não muito brilhante no passado, pode vir a ser um brilhante profissional no futuro.

Em caso de reprodução favor mencionar autor e fonte.

Nazareth Ribeiro
Psicoterapeuta Psicossomaticista Especialista em Clínica e Educação.
Coaching Vocacional e Orientação Profissional.
Coaching TDAH.
Professora da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Doutoranda pela ESC Rennes ( França).

1 comentário

  1. webhosting em 18 de janeiro de 2011 às 05:37

    Just want to say your article is striking. The clearness in your post is simply spectacular and i can take for granted you are an expert on this field. Well with your permission allow me to grab your rss feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the effective work. ???????????? ??????????? ??????

Deixe um Comentário