(21) 2178-2211 ou (21) 3875-6767

Siga-me nas mídias sociais!

Psicóloga C.R.P: 18558/05

(21) 2178-2211 ou (21) 3875-6767

Psicóloga C.R.P: 18558/05

O que é TDAH ?

O que é TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. É preciso que os sintomas ocorram desde a infância para fechar o diagnóstico. É importante considerar a prevalência dos sintomas para fechar o diagnóstico, visto que todos podemos ter sinais de desatenção e hiperatividade em maior ou menor grau.

Pode ser chamado também de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD). É reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apesar de até hoje algumas pessoas questionarem sua existência.

Estudos comprovam que mais de 50% dos pacientes mantêm sintomas na vida adulta, com significativo
comprometimento na vida social, acadêmica, laborativa e familiar (Biederman et al., 1993).

Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola.

Fiquem atentos porque existem alguns decretos que garantem alguns direitos aos portadores de TDAH, tal como 1 hora a mais nas provas, algumas vezes fazerem prova com leitores para os enunciados,… ainda não é o que esperamos, mas já é alguma coisa.

 

Referencias:

Biederman J, Faraone SV, Spencer T, Wilens T, Norman D, Lopey KA et al. Patterns of psychiatric
comorbidity, cognition and psychosocial functioning in adults with attention deficit disorder. Am J Psychiatry, 150:1792-8, 1993.

Sugestão de leitura:

Declaração de Consenso Internacional Sobre o TDAH
Declaração publicada em Janeiro de 2002, assinada por um grupo grande de cientistas, de várias partes do mundo

Em caso de reprodução favor mencionar autor e fonte.

Nazareth Ribeiro
Psicoterapeuta Psicossomaticista Especialista em Clínica e Educação.
Coaching Vocacional e Orientação Profissional.
Coaching TDAH.
Professora da FGV

Dra. pela Esc Rennes School of Business (França)

2 comentários

  1. Adriana Assuncao em 23 de março de 2010 às 15:55

    estou elaborando meu TCC da faculdade de matemática e o tema e o Transtornode Deficit fr atenção / TDAH, esta sendo muito util para as informações necessárias, Gostaria de mais informações no meu email se possivel grata

  2. Elisa Assumpção em 23 de abril de 2009 às 22:41

    Para mim que faço formação de porfessores, esse site será como uma fonte de pesquisas para os meus trabalhos.O conteudo está perfeito.Obrigada pela ajuda.Beijos

Deixe um Comentário