NEUROFEEDBACK

dsc002701

NEUROFEEDBACK: Tecnologia a serviço do bem-estar e da melhor qualidade de vida

Resumidamente, Neurofeedback é uma técnica revolucionária não invasiva, ainda pouco conhecida no Brasil, que utiliza equipamentos de alta tecnologia para captar em tempo real a ativação elétirca do cérebro da pessoa que passa pelo processo, e apartir de treinos continuados, transformá-los em atividades passíveis de controle voluntário, utilizando sinais de seu próprio corpo, buscando a auto regulação.

Esta é uma técnica onde a pessoa é treinada para equilibrar a capacidade de sua  atividade cerebral, elevando a qualidade do funcionamento do cérebro. Os softwares do Biofeedback trazem imagens e figuras de fácil interpretação, utilizando eletrodos, que são conectados ao couro cabeludo do cliente.
Utilizo este recurso em minha prática clínica com o objetivo de melhorar o resultado no tratamento de meus clientes e de pessoas que buscam melhorar sua performance e/ou minimizar seus sintomas que limitam a execução e conclusão de seus objetivos, a conquista de seus projetos, melhorar suas funções executivas, seu desempenho pessoal, acadêmico e profissional, seu bem estar e consequentemente sua qualidade de vida.
O Neurofeedback envolve o feedback imediato de informações sobre as ondas cerebrais do cliente, na área gravada pelo aparelho amplificador, onde estas ondas cerebrais correspondem a diferentes estados do corpo, tais como: atenção, foco, concentração, rapidez na resolução de problemas, criatividade, impulsividade, instabilidade emocional, dentre outros.
No Brasil, fundamos a ABBIO (Associação Brasileira de Biofeedback), onde estamos trabalhando para criar legislações e regras no Brasil tendo como referencia as bases das Instituições Internacionais, objetivando a regulamentação e Certificação do Biofeedback em nosso País.
Algumas Indicações Clínicas são: Stress, Ansiedade, TDAH, Trantorno do Pânico, alta performance, sono, adcção, Transtorno Bipolar, reabilitação cognitiva,…
Tenho obtido ótimos resultados com meus clientes que já passaram pelo treinamento cognitivo por Neurofeedback, estou muito otimista com os resultados.

Se você deseja fazer um Plano de Treinamento por Neurofeedback entre em contato e marque uma Avaliação.

Abaixo: Fotos do meu trabalho com Neurofeedback em meu consultório ( a publicação das fotos foram autorizadas pelos clientes)

dsc04598

dsc03045

Cliente trenando com tarefa:Leitura para Concurso

dsc06543

Cliente trenando com jogo

Cliente trenando com jogo

dsc030891

dsc01290 dsc02428dsc008561 dsc007692

dsc007693 dsc03137

Depoimento de Clientes:(enviados a mim por eles via e-mail e autorizados por eles a serem postados aqui no site)

Adulto feminino:

Inicío o seguinte depoimento  observando que fui diagnosticada pela Nazareth com TDAH, e com a oportunidade e possibilidade de fazer o “treino” constatei que o   Neurofeedback é :

N- NOVIDADE

E- EVOLUÇÃO

U- UTILIDADE

R- RADICAL

O- ORIGINAL

F- FANTÁSTICO

E- ENÉRGICO

E- EUFÓRICO

D- DESEJO

B- BENEFÍCIO

A-ALIVIO

C- CRESCIMENTO

K- KNOW-HOW

No começo da avaliação foi comprovado  todos os diagnósticos anteriores que eu tinha de TDAH e muito aliviada pude constatar que o problema realmente é fisiológico.

Fiquei orgulhosa  e feliz  por eu ter realizado as minhas atividade com muita persistência  e sempre  me esforçado para concluir os futuros projetos,  mesmo com o desequilíbrio GRANDE  das minhas ondas cerebrais e os sintomas característicos do TDAH.

É necessário frisar que  com paciência, força, calma, esperança, dedicação…. o plano trabalhado pela Nazareth comigo  apresentou   um efeito MARAVILHOSO. Logo   verifiquei   e constatei  a mudança na minha vida, nos problemas que me atrapalhavam ( preguiça, muito sono, prostração, auto estima no poço,  difícil concentração, incapaz,….).Sintomas estes típicos de TDAH.

Assim, o MAGNÍFICO plano começou a apresentar uma enorme diferença no meu comportamento,  tornando  o meu dia a dia totalmente diferente, porque ao acordar possuía mais garra, raça, disposição para realizar as minhas tarefas diárias com muita  determinação, coisa que eu não sentia antes.

Não posso esquecer de salientar que  a alteração da minha conduta  apresentou uma enorme clareza com minha família.

Evidencio que hoje após anos de psicoterapia com a Nazareth e após  o treino do Neuro me sinto muito feliz, capaz de iniciar projetos,….Sou muito responsável por tudo, porque nesse período soube e coloquei em prática tudo que  aprendi nas sessões, sugeridos pela Nazareth, como fazer sempre agenda, fazer quebra- cabeça, fazer a respiração, fazer atividade física….

Confesso que eu sempre  reconheci (mesmo que com certa discordância), as minhas “incorreções” analisadas durante a sessão, e é muito difícil admitir os nossos erros, mas é imprescindível para o crescimento humano. Ao sair da sessão fazia uma auto reflexão de tudo o que conversávamos durante a terapia.

Ressalvo também o ENORME CARINHO E DEDICAÇÃO que a Nazareth tem comigo e acredito que tenha com todos os seus clientes. Após fazer os treinos (neuro) fazia em seguida a sessão de análise sendo imprescindível  para o meu melhor desempenho, porque na sessão conversávamos, debatíamos sobre os acontecimentos, planos, erros, projetos e as características positivas também, que eu sempre minimizava ….

Em suma,  quero agradecer a Nazareth por todas as minhas melhorias, minhas vitórias,…. pela excelente profissional que ela é, sempre empenhada, correta, comportamento discretíssimo, digna…sou imensamente grata .

Definitivamente,  o Neurofeedback, seguido da sessão de análise, é aconselhável!! Porque faz diferença!! 

Adulto masculino:

O diferencial da Nazareth é que ela sempre, repetidas vezes, me ensinou é a ter o mínimo de preconceito possível, a me abrir às experiências para delas tirar minha próprias conclusões.

Sempre tive muita ansiedade, alguma depressão e mudanças de humor muito rápidas; o que mais tarde fui entender que era Transtorno Ciclotímico do Humor, que muitas vezes é confundido com TDAH, em sua forma mais leve (que é o meu caso).

O que a terapia busca, em último caso, é um auto-conhecimento que seja capaz através de mudança de hábitos e comportamentos mudar a forma de funcionamento cereral, ou seja sua cognição. Pois bem, só a fala é muito lenta para mim, e quem sofre tem pressa!

Tentei remédios, yoga, meditação; todos com algum grau de eficácia, principalmente a meditação; mas que se não feita diariamente não adianta muito e ter disciplina pra quem tem mudança de humor e ansiedade é quase impossível.

Em um belo dia a Nazareth me falou do Neurofeedback e de seus possíveis resultados, comocei a estudar o assunto e devido inúmeras tentativas de melhoras e seguidas frustrações, me coloquei cético diante da novidade; mas como sou um ateu que tem fé, embarquei nessa viagem.

E não me arrependo nem um pouco! Para começo de conversa meu sono melhorou 100%, minha ansiedade que beirava a uma fobia social despencou como nenhum remédio foi capaz nem de chegar perto!

Meu humor continua oscilando, mas bem menos do que antes; minha depressão diminuiu bastante e agora o que tenho que fazer é aprender a me relacionar com o mundo de uma forma mais saudável!

Costumo comentar com a Nazareth que se ela já conhecesse e utilizasse o Neurofeddback no começo da minha terapia; o que seria impossível, pois ela é pioneira aqui no Rio de Janeiro; os resultados, as mudanças seriam muito mais rápidas e com muito menos sofrimento!

Mas como “se” não existe, vamos viver o presente que o futuro está aí para que sejamos felizes!!!

Beijos, Nazareth!


Mãe de criança de 9 anos com TDAH:

Descobri que meu filho tem TDAH no ano passado (2009), daí em diante foi uma corrida a especialistas, Psicologas, Psiquiatras, fono, Psicopadagogas, mas nada parecia funcionar. O medicamento dava resultado na hora das tarefas mas deixava meu filho ainda mais aflito e estranho.

Depois de uma extensa busca encontrei a Drª Nazareth Ribeiro, muito bem indicada pela mãe de um amiguinho do meu filho que me deu ótimas referencias sobre ela. Uma luz se abriu para mim. Marcamos uma sessão, fomos ao consultorio dela e depois de ela ter feita a avaliação do meu filho eles começaram o atendimento com Neurofeedback.

Além dele gostar muito de ir porque parecia divertido, ele teve uma empatia muito grande com a Drª Nazareth e por isto além dos treinos ele começou a seguir as orientações dela de mudança de hábitos. Quando ela falava com ele parecia ser tão simples, ele sentia que ela o entendia, isto abriu as portas até para melhorar nosso relacionamento em casa.

Foi o primeiro ano que ele passou de ano direto e sua auto-estima foi recuperada. Hoje ele faz só a terapia com a Drª, está mais maduro e nossa vida melhorou muito, estou muito satisfeita, nunca pensei que fosse encontrar um tratamento como este. É caro, mas vale a pena, muito a pena!

Obrigada Drª! Nós desejamos que muitos meninos e meninas ainda sejam ajudados pela senhora, e acho que eu ainda vou fazer também este tratamento.

Obrigada de coração!

TEXTOS SOBRE BIOFEEDBACK E SUAS APLICAÇÕES:

TRABALHOS ACADÊMICOS:

CLÍNICAS DE BIOFEEDBACK:

 

4 Comments

  1. GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA MARCAR UMA AVALIAÇÃO. LOCAL DE ATENDIMENTO E A SUA EXPERTISE NO TRATAMENTO DO tdah COM A NEUROFEEDBACK. OBRIGADA. AGUARDO RETORNO.

  2. Entrarei em contato!
    Abraço,
    Nazareth

  3. Olá, gostaria de saber quando haverá novo curso de Neurofeedback, a localização e o valor do curso.

    Aguardo retorno.

    Muito obrigada.

  4. Olá Celia! Desculpe, só vi sua mensagem agora.
    Por favor, se voce tem interesse no curso envie e-mail para: [email protected] com o assunto: curso de neurofeedback e assim que tiver uma data eu retorno para voce,ok?
    Abraço,
    Nazareth

Deixe seu comentário

Comentários não permitidos