Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é utilizada para a realização do Diagnóstico Diferencial ou para documentação, acompanhamento terapeutico e/ou para fins legais, isto em casos de diagnósticos conhecidos.

A Avaliação Neurosicológica é realizada através da aplicação de testes objetivos e subjetivos específicos, realizados por um profissional especializado na área da Psicologia.

A Neuropsicologia é uma disciplina científica que se ocupa das relações cérebro/funções cognitivas, ou seja, das funções cognitivas e suas bases biológicas. Esta ciência tem o caráter interdisciplinar e trabalha para estabelecer uma relação entre os processos psicológicos e o funcionamento cerebral e comportamental.

Através do resultado dos testes, em conjunto com o diagnóstico clínico decorrente da observação, investigação, coleta de dados da história do cliente, e outros exames complementares se necessário, é possível  identificar dificuldades ligadas à atenção, concentração, memória e hiperatividade, como no caso dos Transtornos de Atenção e Hiperatividade (TDAH), outros transtornos, nos traumatismos crânio-encefálicos e em quadros demenciais .

A Avaliação Neuropsicológica é fundamental para o embasamento da terapia destes quadros, escolha da abordagem mais indicada a ser utilizada no processo terapêutico para seu tratamento, encaminhamento para outros profissionais para o tratamento multidisciplinar se houver necessidade e no processo de Reabilitação Cognitiva.

Uma Avaliação Neuropsicológica completa envolve várias áreas, tais como:

– Inteligência global
– Memória verbal e visual (aquisição, retenção e recuperação)
– Memória implícita (casos especiais)
– Capacidade de aprendizado novo
– Atenção (amplitude, rastreamento, seletividade, alternância e sustentação)
– Linguagem expressiva e receptiva;
– Fluência verbal fonética e semântica
– Abstração;
– Habilidades visuo-perceptivas e visuo-construtivas
– Gnosía
– Destreza visuo-motora
– Força muscular
– Nível de conhecimentos gerais
– Capacidade de formular hipóteses e de modificá-las (flexibilidade cognitiva).

Um exame neuropsicológico pode durar de 01 até 08 horas, e são realizadas sessões em diferentes dias. O número de testes empregados pode chegar a 30, dependendo do que se deseja investigar. Ele pode ser solicitado pelo médico, psicólogo ou fonoaudiólogo que acompanha o caso, devendo ser realizado por profissionais especializados e experientes na área.

Em caso de reprodução favor mencionar autor e fonte.

Profa. Dra. Nazareth Ribeiro
Psicoterapeuta Psicossomaticista Especialista em Clínica e Educação.
Doutorado em ESC Rennes (França).
Mentoring de Carreira
Professora dos MBAs da FGV.

1 comentário

  1. Ana Claudia Capute em 24 de setembro de 2009 às 09:48

    Prof.Nazareth este assunto muito me interessa. Se puder me mandar algumas sugestôes
    de curso e algumas bibliográfias ,desde já agradeço.