Atendimento Online (Web Counseling) Coaching Online

Selo conferido pelo C.F.P ( Conselho Federal de Psicologia)

O Conselho Federal de Psicologia (C.F.P)  confere ao Profissional habilitado este selo, através da Resolução CFP 11/2012

dsc012394Atendimento online:

O Atendimento Online ( à Distancia ) pode ser feito mediado por computador, sendo via Skype, msn, facetime, webnar, videoconferecia, e-mail, ou via telefone. Este atendimento é mais diretivo do que a Psicoterapia, geralmente focando numa queixa em especial, trabalhando como coaching, como orientação profissional e pessoal.


Este processo não substitui a Psicoterapia presencial, porém os resultados são em geral muito positivos. Neste formato o cliente apresenta situações focais que são trabalhadas durante as sessões.
Em alguns  casos é preciso apresentar o novo recurso ao cliente e até mesmo ajudá-lo a instalar e a lidar com a nova tecnologia, todo este passo a passo pode ser feito online, o que acaba ajudando a estabelecer o vinculo entre cliente e terapeuta e mostra ao cliente que a barreira do espaço físico pode ser superada, com segurança, empatia, ética e boa vontade.

Aliás, empatia é fundamental para que este trabalho seja possível.
O cliente precisa se sentir confortável e confiante com o terapeuta para se envolver neste processo, onde o sigilo precisa ser resguardado por ambas as partes como um acordo entre ambos.

É importantíssimo pontuar que o sigilo é uma das ferramentas primordiais de trabalho do Psicólogo, que ao atender o cliente, seja presencialmente ou virtualmente, ele se compromete em resguardar tudo o que diz respeito ao seu cliente.


O Atendimento à Distancia, pode inclusive facilitar o acesso (inclusão) de pessoas com distâncias geográficas, portanto inviáveis à sua presença no consultório, além daquelas com alguma limitação física/emocional comprometendo assim sua locomoção até o setting terapeutico no momento, o que pode mudar durante o processo. E aquelas pessoas que por falta de disponibilidade de tempo preferem ficar no local onde estão trabalhando e fazer sua sessão no intervalo de suas atividades. Este é o publico alvo deste processo!

O atendimento online está regulamentado pela Resolução 11/2012 do Conselho Federal de Psicologia (C.F.P.), que confere o selo ao profissional habilitado.

É importante ressaltar que atendimentos à menores de 18 anos devem ser autorizados por seus responsáveis.


Além da Análise Vocacional, Orientação Profissional e Gestão de Carreira, a Reabilitação Cognitiva, o Coaching, a Consultoria individual e a Empresas e a Supervisão Clinica são alguns dos serviços possíveis no formato a distância.
O valor da sessão online é de 360,00 (trezentos e sessenta reais), onde o pagamento deverá ser depositado em conta estabelecida pelo terapeuta em pelo menos 2 dias antes de começar o atendimento de cada sessão. O número de sessões dependerá da necessidade de cada cliente e será acordado entre o profissional e o cliente. A duração de cada processo dura no máximo 20 sessões.


Concluindo, fronteiras não são impedimentos para este tipo de contato, desde que sejam respeitados o cliente e à ética profissional, e que o profissional a atuar com este recurso seja experiente e sensível, e saiba controlar ao máximo as possíveis variáveis externas. Inclusive é importante deixar claro a vulnerabilidade do sigilo que um atendimento online pode ter, então, é importante que tanto terapeuta como cliente resguarde este espaço no horário de cada sessão, que o ambiente seja preparado para este encontro, que não compartilhe o local e que o som não seja ouvido por outras pessoas, ou seja, que apesar de ser um atendimento não presencial que o setting terapêutico seja criado para este objetivo. A preservação do espaço é responsabilidade de ambas as partes, cada um no seu local durante a sessão.

Se desejar marcar uma sessão online, já de acordo com os termos acima descritos favor enviar um e-mail para [email protected]  ou clicando aqui.


– Resolução CFP 11/2012

Código de Ética Profissional

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP)

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA (CRP-RJ)

Em caso de reprodução favor citar autor e fonte.

Maria Nazareth Ribeiro – Psicóloga ( CRP: 18558/05)
Psicoterapeuta Psicossomaticista Especialista em Clínica e Educação.
Coaching Pessoal e Profissional.
Membro fundadora da ABBIO (Associação Brasileira de Biofeedback).
Professora do MBA Executivo em Saúde da FGV (Fundação Getúlio Vargas)

 

Deixe seu comentário

Comentários não permitidos